sexta-feira, 6 de agosto de 2010

MAGIA

A MAGIA DAS ERVAS NO CANDOMBLÉ

Sem fôlha não há Candomblé. As ervas são de suma importância para os rituais dentro de qualquer "Casa-de-Santo".
As fôlhas são retiradas da mata num dia, hora e lua determinado pela tradição, e, em seguida são maceradas sendo o sumo sagrado preparado para vários rituais e atividades.
Antes de entrar no mundo das ervas deve-se agradar o orixa guardião Ossãe, deixando na entrada uma oferenda que constará, principalmente de fumo-de-rolo; muitas vezes por não respeitar a tradição o indivíduo se perde dentro da mata ou colhe as ervas erradas.
Há uma lenda interessante e elucidativa sôbre o ritual, que narra a luta entre o Remédio e o Sacrifício para saber quem seria o mais importante para o ser humano. Venceu o Sacrifício, pois não há Remédio sem o Sacrifício,, na vida do povo-do-santo.
Além do agrado para Ossãe temos que rezar, pedir, cantar, para atrair as graças desse Orixa no sentido de conseguir as ervas com bastante axé.
Quando se chega no terreiro coloca-se as ervas sobre uma esteira para macerá-las. No ritual de maceração, que deve ser sempre na madrugada, as ervas são separadas de acordo com a identificação de cada orixa, por que cada um tem suas próprias ervas que serão usadas de acordo com a necessidade de sua aplicação. Exemplo: a erva que dentro da casa-de-santo chamamos de Peregun, obrigatória em quase todos rituais , no momento de macerá-la cantamos uma cantiga apropriada, que é assim: Peregun ala dundun ô, Peregun ala dundun... e assim por diante...
Por tradição só as filhas de Oxun são encarregadas do ritual de maceração; caso não haja mulher filha da Oxun e haja homem filho da Oxun, ele poderá ocupar o lugar mas antes terá que usar uma saia comprida.
Para recolher as ervas sempre há um especialista que é chamado de babalossãe, conhecedor de tcada erva para cada ritual; mas, atualmente, o trabalho é feito na maioria das vezes pelo próprio pai-de-santo ou mãe-de-santo.
Por outro lado, embora as ervas sejam propriedade do mundo de Ossãe e ele seu guardião existe uma lenda que justifica porquê cada orixa tem as suas próprias ervas. Coisas de Yansã, senhora dos ventos...
( Da próxima vez escreverei sobre as propriedades de algumas ervas e seu respectivo orixa).

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