quarta-feira, 16 de maio de 2012

OS DEUSES DAS ÁGUAS

A imensidão das águas é o berço de tudo que existe, por que como diz o Genesis " o espírito de Deus pairava sobre as águas quando tudo era o caos.
A água é um dos quatro elementos da natureza, e representa o símbolo do princípio femenino, da emoção profunda, das reações provocadas pelo sentimento do nosso inconsciente.
O Mar é cultuado pelos homens e a ele devotamos os nomes de vários deuses, como: Posseidon, Netuno, Oceano, Olokum; e, deusas como Yemanjá, considerada a rainha do mar.
Oceano, senhor do mar, considerado o mais velho dos filhos gerados por Gaia (Terra) com Urano, (Céu).
Uma lenda reza que no final de uma guerra no Olimpo, movida pelos deuses, Neturno recebeu a supremacia sobre o mar. Carrega uma lança e um vaso entornando água e tem um monstro como companheiro.
Dessa forma, por extensão, Netuno passou a reinar as águas corrente e os lagos, decidindo se a Terra enfrentaria a secas violentas ou terríveis inundações. Seu tridente, pode abalar a Terra e o oceano ou tirar água da rocha e do solo.
Para os hindus, o deus Brahma é contido em um ovo reluzente como o Sol saido das águas, transformadas no rio celestge Ganges.
É da espuma  do mar que grande parte de entidades femininas ganharam vida, como é o caso de Venus, a deusa do amor e da beleza, que veio do sêmen de Urano quando o seu filho Saturno cortou os seus testículos, e o sêmen formou a espuma.

Nenhum comentário: