sábado, 16 de agosto de 2008

O HOMEM E A MULHER

Platão, (apologia de sócrates,banquete,2000), narra o discurso de Aristófanes, poeta cômico, nascido em Atenas, "outrora a nossa natureza era diferente do que é hoje. Havia três sexos humano, mas não apenas como hoje, dois. o masculino e o feminino - mas acrescentava-se mais um, que era composto ao mesmo tempo dos dois primeiros, e que mais tarde veio a desaparecer deixando apenos o nome : andrógino.
...O masculino descendia de hélios, o sol; o feminino de Geia, a terra; e o andrógina , de Selene, a lua...os homens possuiam formas redondas, tinham costas e flancos ao seu redor, quatro mãos e quatro pernas, duas faces semelhantes sobre um pescoço redondo, uma só cabeça para esses dois rostos opostamente colocados, quatro orelhas, dois órgãos de geração e tudo o mais na mesma proporção."
Um dia zeus, por vários motivos, decidiu cortar os homens em duas partes e ordenou a Apolo que curasse as feridas e que virasse o rosto dos cortados e o pescoço para o lado em que a separação havia sido feita.
Daí em diante "cada uma das metades pôs-se a procurar a outra".
Só que naquela época os homens tinham os órgãos genitais na parte posterior, e, Zeus vendo que a raça humana iria se extinguir resolveu colocar os órgão da geração na frente.
" Zeus estabeleceu a procriação pelo homem na mulher, e, quando, no amplexo, o homem encontrava uma mulher..."

Nenhum comentário: