quarta-feira, 13 de maio de 2009

RELIGIÃO

ALGUNS DADOS SOBRE O ANTIGO EGITO.





Para os egpicios ZEUS era o sopro do vento; DIONISIO, o sopro gerador e nutritivo ; HERACLES , a causa que pega e divide; AMON, o princípio que recebe; DEMETER e CORÉ, a força que insinua na terra e penetra os frutos; POSSEIDON, o que se espalha pelo mar.

Os HIEROFOROS eram os sacerdotes que levavam nas procissões de ISIS , o cesto que carregavam os objetos sagrados da sublime religião, oculto dos olhares de todos, os mistérios.

AMOUN ou AMON foi o deus único de Tebas para em seguida, durante a dinastia XVIII, torna-se o deus supremo do Egito. Ele era considerado um deus perfeito, uno-único o que existia por essência, gerador no ceu e na terra, que nunca foi engendrado, pai-mãe.

Os egípcios acreditavam que os deuses nasceram para manifestar no tempo aquilo que está fora dele, e ordenar o mundo de acordo com as leis da Inteligência eterna.

Para os egípcios, a natureza em geral, e o homem em particular, não se aniquilavam, ao contrário, tudo renasceria depois da morte. Mas só renasceria depois das peregrinações da existência de ultratumba. As fases serão renovadas incessantemente, com regularidade, daí a ideia da eternidade.

A LUA era cnsiderada " a mãe do mundo " porque espalhava no ar os princípios fecundantes que recebia do SOL. Este era o autor e senhor do espírito, e a LUA era senhora do corpo e que influia muito em sua formação.

Nenhum comentário: