sábado, 16 de maio de 2009

SEXUALIDADE

Como entender a sexualidade.

A Sexualidade é um fato social; é a maneira como o corpo do ser humano reage perante o seu aprendizado em sociedade, que chamamos de socialização. Sendo o indivíduo um ser complexo, a resposta que o corpo dá é diferente de indivíduo para indivíduo. Os gestos, a postura no andar, falar, sorrir, o timbre da voz, o meneio do corpo, as roupas, os enfeites, o cheiro, enfim tudo aquilo que faz com que o corpo se manifeste, inclusive a forma de se relacionar sexualmente. Portanto, quando se fala em sexualidade deve ter em mente a maneira como indivíduo se expressa corporalmente.

A Sexualidade é o complexo mundo dos desejos, do prazer e dos sentidos de todos seres humanos. Estando dessa forma incluindo a prática sexual, que é sem dúvida a parte mais importante da sexualidade.

Alguns termos usados quando se estuda a sexualidade.

LIBIDO - significa o desejo sexual. No homem, através da ereção peniana; na mulher, nota-se a lubrificação da vagina.
TESTOSTERONA - É o chamado hormônio do desejo; é ela que intermedeia a libido.
CLIMATÉRIO - Processo de transição na função hormonal e ovariana.
TESTÍCULOS - Órgãos com dois grupos de células diferentes, especializadas em produzir espermatozoides, e testosterona ( hormônio sexual masculino ) e estrogênio ( hormônio sexual feminino ).

O ser humano tem o ciclo de resposta sexual que é considerado em quatro fases sucessivas e contínuas, a saber: Excitação, Platô, Orgasmo e Resolução.
Excitação - é observada na vaso~congestão dos órgãos sexuais, entre outros, além da lubrificação da vagina.
Platô - lubrificação intensa e um elevado estado de tensão.
Orgasmo - é o momento do ápice na relação sexual; é o momento da sensação do prazer.
Resolução - Surge após o orgasmo. a qual perde-se momentaneamente, o estímulo.

Sentenças que nos mostram a Sexualidade

Não vês que tu e eu somos galhos de uma mesma árvore? Em tua alegria nasce meu sorriso; em tua tristeza, b rotam minhas lágrimas.
Amor, poderia a vida ser diferente para nós dois?
(dinastia Tsu Yeh Tsin - 265-316 d.c.)

Quando a mesma visão interior existe em ti e também em outra pessoa, estais vós ambos destinados a ser companheiros. Quando sente em si próprio a natureza íntima da mulher, o homem é atraído à sexualidade dela. Quando sente a natureza masculina do homem dentro de si próprio, a mulher o deseja fisicamente dentro de seu corpo. - Rumi -

Nenhum comentário: