quinta-feira, 28 de maio de 2009

MAGIA

A MAGIA é um sistema de práticas ritualísticas estruturadas em consonância com a natureza. As práticas ritualísticas bem estruturadas conseguem comandar as forças da natureza.
Malinowski em seu livro "Magia, Ciência e Religião" afirma que "a magia é semelhante a ciência pelo fato de ter sempre intimamente associada aos instintos, carências e objetivos humanos uma finalidade definida."...Eu diria que a magia é a irmã mais velha da ciência, isso porque a última tem o seu desenvolvimento com as sociedades capitalistas com a burguesia, enquanto a magia continua a sobreviver entre as classes menos favorecidas e grupos marginais.
.
Classificação da Magia:
Em primeiro lugar, temos a SIMILARIDADE; e em segundo, temos a CONTIGUIDADE.
No primeiro, o semelhante produz o semelhante; o efeito se assemelha a sua causa. No segundo, aquilo que estiver em contato com o outro, continua a agir da mesma forma. O principio que chamamos de Similaridade, é o IMITATIVO, enquanto aquela que chamamos de contiguidade é o princípio de CONTATO.
Todo mago é um iniciado e quando adquire os conhecimentos dos "Grandes Mistérios" torna-se também um Mestre.
Na magia, na maioria das vezes, o que é feito pode ser desfeito. Como exemplo citarei uma prece ao deus do fogo NUSKU, na antiga Babilônia, citada por Frazer em seu livro " O Ramo de Ouro ".
"Aqueles que de mim fizeram imagens, reproduzindo minhas feições,
Que me esgotaram o fôlego, arrancaram-me os cab elos,
Dilaceraram minhas roupas, impediram que meus pés trilhassem o pó,
Possa o deus do fogo , o poderoso deus destruir-lhes o feitiço."...
Na magia a crença é fundamental e a observância as tradições é de suma importância para se alcançar o resultado desejado.

Nenhum comentário: