sábado, 13 de junho de 2009

RELIGIÃO

Para compreender a" Religião".

Durkheim, sociólogo francês, afirma que "A religião é a santificação das tradições e corporifica as exigências da sociedade quanto ao comportamento humano, de que, em última análise, depende a sociedade".
A religião surge no momento em que o homem passa a acreditar em algo que está "além", cuja realidade é intangível, mas que para ele é uma busca constante ao ser perfeito; a recompensa de alcançar algo que lhe falta no cotidiano.
"Nas sociedades organizadas, a religião é uma das estruturas institucionais importantes que constituem o sisitema social total" ( O'Dea).
Os ritos religiosos provocam a expressão de forças e desejos que vão sustentar normas, regras e valores fundamentais, estabelecendo-os na consciência dos indivíduos . As crenças e valores religiosos vão santificar as normas comportamentais conduzindo assim, para uma finalidade justa. Os ritos são manipulados no sentido de exprimirem e fortalecerem o respeito a essas normas.
"A religião apresenta através de sua santificação e renovação de normas básicas, uma base estratégica para controle social diante de tendências divergentese da expressão de impulsos perigosos para a estabilidade da sociedade" ( O'Dea);
Firth, considera a religião como"um elemento positivo e forte para a manutenção da organização social".
Para finalizar citarei alguns exemplos de explicações para justificar a importância da religião na sociedade como um todo:
a) A religião é a resposta do homem a pontos críticos nos quais experimenta poder fundamental e sagrado;
b) A religião é uma resposta ao princípio fundamental, e se torna institucionalizada em pensamento, prática e organização;
c) A religião é a projeção no "Alem", da natureza humana.

Nenhum comentário: