domingo, 6 de junho de 2010

MAGIA

RITUAIS MÁGICOS NO CANDOMBLE


BORI OU OBORI.


Entre os rituais mágicos do Candomblé existe um que é de fundamental importância para o ser humano, que é o de alimentar à cabeça. Ebó significa oferenda, alimento, e, Ori, significa cabeça. Assim, no linguajar do povo do Candomblé, esse ritual é mais conhecido comoBORI.
O Bori é praticado para diversas finalidades, e está sempre ligado no sentido de fortificar a cabeça do indivíduo. Alem disso, também pratica-se no ato de consagrar os atabaques, instrumentos musicais , os buzios , para se conhecer a palavra dos orixa, e tudo aquilo que torna-se sagrado numa "casa-de-santo".
É uma cerimônia interna, vedada ao público, devido a sua força e fundamento, portanto, sagrada e geralmente feita pela madrugada, na lua nova e crescente, de preferência. Comumente, essa cerimônia é praticada nos finais de semana, nas grandes cidades, para poder os preceitos serem cumpridos com uma certa regidez. Cuidar da cabeça é um ato que se requer conhecimento dos fundamentos e muita responsabilidade no prazo estipulado para as metas estabelecidas serem de fato concretizadas. Dependendo da finalidade pode ser 1, 3 ou 7 dias para se fazer o preceito.Quando não se cumpre o determinado, geralmente, muitas coisas podem acontecer... principalmente dores na cabeça.
As finalidades são várias como já salientei, mas a principal é aquela que o indivíduo inicia-se no mundo dos Orixa, e,vem precedido pelo ritual do "sacodimento",banhos de ervas entre outros; muitos buscam melhorias financeiras, outros, saúde, e por ai vai.
Para que o indivíduo possa receber o bori é necessário que ele esteja preparado espiritualmente, para isso deve explicá-lo de modo suscinto o ritual para que não haja complicações quando ele estiver recolhido. Tudo é muito simples mas acarreta muitas energias a ponto de trazer problemas para quem recebe e quem faz. Saber todo fundamento é primordial.
Depois do sacodimento , o banho, roupa trocada, branca, mulher saia, homem calça, é recolhodo à camarinha, deitado em uma decisa(esteira), que é preparada com fôlhas recolhidas no mato na tarde do mesmo dia, onde serão posta sob a esteira,espalhadas, como se fosse um colchão... Na cabeçeira estarão uma quartinha de louça branca com água, uma vela de cêra de trinta centímetro, acesa, uma vela branca de sete dias, uma bacia de ágata,uma faca, um obi num prato de louça branca.
Aguarda a madrugada chegar, quatro horas da manhã,para iniciar o ritual de dar comida a cabeça,ou seja, o BORI.

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