sexta-feira, 17 de setembro de 2010

MAGIA

O BEM E O MAL

A visão dos antigos sobre o bem e o mal.

Empédocles dá ao princípio gerador do BEM o nome de amor e de amizade; também o chama com frequência harmonia de terna morada. Quanto ao princípio do MAL, designa-o com o nome de ódio pernicioso, de discórdia sagrenta; já os Pitagóricos expressam-se dando vários nomes a ambos os princípios. Ao do BEM, chamam a unidade, o definido, o estável , o direto, o ímpar.o quadrado, o igual, o lado direito, o luminoso; enquanto que ao princípio do MAL denominam de a díade, o indefinido, o movido, o par, o oblongo, o desigual, o lado esquerdo, o tenebroso.
Anaxágoras chama INTELIGÊNCIA ao princípio do BEM; INFINITO, ao do mal.
Aristóteles chama o princípio do BEM de a FORMA, e ao princípio do mal de PRIVAÇÃO...
Para Platão, o mundo não é posto em movimento por uma só alma, senão talvez porr um grande número delas, ou ao menos por duas, com toda certeza. Uma delas é a criadora do BEM, e a outra, que lhe é oposta produz efeitos contrários. Também admite uma terceira natureza intermediária, que não está privada nem de alma, de razão, nem de movimento que lhe seja próprio, como acreditaram alguns, senão que, ainda dependente das outras duas, tende sempre a seguir a melhor, deseja-a, persegua-a.
A natureza mais perfeita e divina compõe-se , pois, de três princípios, que são: a Inteligência, a matéria e o produto de sua união, o mundo organizado, como chamam os gregos. Platão tem o costume de designar a inteleigência com o nome de idéia, modelo, pai; designa a matéria como mãe, nutriz, base e assento da geração, e o resultado de sua união é denominado por ele "descendente e engendrado".

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