sábado, 23 de outubro de 2010

MAGIA E RELIGIÃO

LENDAS E MITOS DE EXU (2 )


Conforme Roger Bastide em seu livro "CANDOMBLE NA BAHIA", Exu é considerado irmão de Ogun, de Xangô,de Oxossi... E para explicar porque Exu come primeiro há um mito que explica tal procedimeno: "O rei do Congo tinha três filhos, Xangô, Ogun e Exu. Este último não era exatamente um mau rapaz,mas era retardado e por isso mesmo turbulento, brigão e lutador...
Depois de sua morte, sempre que os africanos faziam um sacrifício aos Espíritos, ou celebravam uma festa religiosa, nada dava certo; as preces dirigidas aos deuses não eram ouvidas; os rebanhos foram dizimados pelas epidemias, as colheitas secaram sem produzir frutos, os homens caiam doentes. - Que tabu teria sido violado? - O babalaô consultou os obis e estes responderam que Exu tinha ciumes, que queria sua parte nos sacrfícios. Como as calamidades não cessassem, continuando sempre a assolar o país, o povo voltou a consultar o babalaô. Mais uma vez tiraram a sorte e a resposta não tardou a vir: Exu quer ser servido em primeiro lugar. - Mas quem é esse Exu? - Como? Não vos lembrais mais dêle? - Ah, sim, aquele pretinho tão amolante. - Exatamente êsse. - E foi assim que, dali por diante, não se pode fazer nenhuma obrigação, nenhuma festa, nenhum sacrifício, sem que Exu fosse servido em primeiro lugar."

Mito explicando "a ligação entre Exu e os outros Orixa."

" Um dia Orumila, também chamado de Ifa, o advinho, santo poderoso, saiu de seu palácio para dar um passeio. Ia com todo o seu acompanhamento, os Exus que são seus escravos. Chegando em certo lugar deparou-se com outro cortejo, onde a figura principal era uma mulher linda. Ele parou assim assombrado com tanta beleza. Chamou um dos seus Exu e mandou-o ver quem era aquela mulher. Exu chegou defronte dela, fêz odubale e apresentou-se dizendo ser escravo do senhor poderoso Orumila que mandava perguntar quem era ela. Ela disse que era Yemanjá, rainha e mulher de Oxalá. Exu voltou à presença de Orumila e disse quem era ela. Ele então mandou-lhe um recado de que desejava "ter uma conversa com ela" no seu palácio.
Yemanja foi embora e não acedeu logo ao pedido de Orumila, mas um dia foi falar com ele. Não se sabe que conversa foi essa, ... mas o certo é que ela ficou grávida dele. (...) Quando nasceu a criança, Orumila mandou Exu Baba - o mais velho dos Exu e seu secretário - verificar se o omolei ( a criança ) tinha um caroço, sinal ou mancha na cabeça, indício certo de ser mesmo filho dele."

" Mesmo depois de casado com Oshun, Shango continuou indo a festas sòzinho, a fazer farras e a ter aventuras com mulheres. Oshun queixava-se de ficar só em casa e brigavam. Ela era muito dengosa e não adomava com ele. Por isso ele trancou-a numa torre do seu palácio. Um dia, Eshu Etameta, o dono das encruzilhadas, veio para uma encruzilhada defronte do palácio de Shango. Viu Oshun chorando na varanda e perguntou porque era. Ela contou e ele foi dizer a Orumila. Este preparou um ishe ( pó de folhas mágicas ) e mandou dizer a ela que deixasse a janela aberta. Ele então soprou o pó que, entrando pela janela, transformou Oshun numa pomba. Ela voou para casa do pai e aí ele transformou-a de novo. É por isso que Oshun não come pombo."
Assim Exu é servidor, tendo como ponto de partida, levar as mensagens de uns para outros orixa.

Nenhum comentário: