quinta-feira, 25 de novembro de 2010

RELIGIÃO

MESTRES FAMOSOS DO CATIMBÓ ( 2 )

MESTRE XARAMUNDI
Outro mestre muito popular na Pajelança, que veio para a mesa do Catimbó. É curador por excelência, mas também é feiticeiro, vingador e defensor. Em vida, foi um chefe Tuxaua. Gosta de tocar gaita e beber jurema.

MESTRE ROLDÃO DE OLIVEIRA
É curador. Quando "acosta" pede licença. É de paz e busca sempre, fazer o bem; gosta de prosear, mas nunca diz de onde vem. É filho do reino do Juremal; não gosta de beber cauim, mas pede sempre a fumaça. Cura, rezando e sabe preparar emplastros de ervas.

MESTRE MUSSURANA
Nome de cobra, este mestre também veio da Pajelança do Amazonas e do Pará. Seu reinado fica para os lados do rio Trombetas.
Carrega sempre sua "marca mestra"; bebe cauim.

MESTRE LUIZ DOS MONTES
Em vida foi um grande dirigente de Catimbó. É considerado um espírito forte e poderoso; sua maior especialização é curar mordida de cobra, e além disso, também, cura doenças de peles, através de orações fortes.

MESTRE FELIPE CAMARÃO
É um mestre violento que nasceu sob um pé de oiticica. É guerreiro sanguinário, vingador, vencedor e heroi. Quando "acosta" usa um punhal e faz uma coreografia com seu "linho" (canto) que ao manejar o punhal fere o seu "burro" (médiun). Sua origem é a embocadura do rio Maxaranguape.

MESTRE PINERONA
É um velho caboclo do Amazonas; tipo baixo, mas com muita vidência. É tido como esperto e advinhador; gosta de usar flechas para flechar tambaqui e, também, se for preciso, gente.

MESTRE REI HERON
Curador de lepra e feridas. Em vida vivia na selva; foi doutrinado pelos missionários, tornando-se pregador e amante do paz.
É um espírito curador, rezador que gosta de cantar.

MESTRE PEQUENO
Em vida era um catimbozeiro pernambucano da região do Brejo da Madre de Deus. Era um pajé famoso entre outros, do nordeste. É considerado benfeitor e gosta de viajar; trabalha com defumadores e ajuda a achar coisas perdidas, além de descobrir os segredos dos outros.

MESTRE TURUATA
Outro que veio da Pajelança do Amazonas; é um chefe Tuxaua; conhecedor de todos os segredos da Pajelança. Gosta de trabalhar com cobras, beber cauim; é caboclo flechador, mau e caçador. Usa as cobras para as suas feitiçarias, até mesmo comendo pedaços crus de cobra e beber cauim.

MESTRE TABATINGA
Em vida era um índio. Ora, é tido como mestre curador e amigo da fumaça às direitas; ora, como perverso, discrente em Deus, que quando "acosta" manda apagar as velas; faz figa e xinga. É considerado rei dos feiticeiros.

Nenhum comentário: