sábado, 27 de novembro de 2010

RELIGIÃO

MESTRES FAMOSOS DO CATIMBÓ (3)

MESTRE PRÍNCIPE DA JUREMA
Feiticeiro e não gosta de muita conversa; "trabalha! muito, exige respeito e reverência; sempre disposto ´à´prática da feitiçaria; conhece muitos segredos. sabe usar as ervas, bebe e fuma com moderação. Sua postura, quando "acosta" é de altivez.

MESTRE TANGURI-PARA
É caboclo do rio Madeiras.
Protege todos aqueles que carreguem armas, especialmente vaqueiros e cangaceiros; Sua chegada, geralmente, deixa o "Acostado" em estado lastimável por ser uma força muito forte e poderosa; Exige em seus "trabalhos" alguma arma,de fogo ou branca, do contrário,faz uma imitação, como quem estivesse usando-as.

MESTRE TUPô
É chefe de um reino encantado.
Quando "acosta" numa "mesa" é para resolver casos complicados e fazer as pazes entre as pessoas.

MESTRE URUBATÃO
É um encantado que mora nos fundos do rio Verde.
Combate feitiços; é guiador e planta a semente nos corpos dos iniciados. Sua maior virtude é gostar de "flechar" os corpos e não admite fazer feitiço

MESTRE ZINHO
"trabalha" com um punhal que o chama de Satanaz, além de carregar uma chave que diz ser do reino do Vangalô; para abrir e fechar espaços encantados. Bebe cauim e fuma na sua "marca mestra" enorme. "Acosta" com muita violência,e tanto faz "trabalhar" para o bem ou para o mal. Não tem "linho", canto.

MESTRE ITAPUÃ
É destemido, com muita força coragem e poder; vem das matas, flechando e caçando; é um guerreiro contendo muita vibração, Gosta de fumar tauari enquando "trabalha" com sua "marca mestra".

MESTRE ZE PILINTRA.
Em vida era mulherengo, arruaceiro, jogador e assassino. Sua história diz que matou pai e mãe e toda família.
Quando "acosta" torna o indivíduo brincalhão, gozador e atrevido além de conquistador. "Trabalha" de acordo com o que recebe; cura ou mata. fuma e zomba de tudo, sendo muito prozeador, mas de muita "ciência" É famoso em todo nordeste nas "mesas" de Catimbó.

Nenhum comentário: