terça-feira, 1 de março de 2011

RELIGIÃO

OS PENSAMENTOS DE SANTO AGOSTINHO

" Todas essas coisas Te pertecem e são boas, porque foram criadas por Ti, que és bom.
Não existe nada nelas que provenha de nós, a não ser o pecado pelo qual, com desprezo da ordem nós amamos em vez de Ti, o que vem de Ti."

"... Não são os pecadores em si, nem a própria miséria que são necessários para a perfeição do universo, mas as almas enquanto almas."

" Vede como esse mendigo é mais feliz do que nós. Nós, com as fadigas do estudo, com as motivações da ambição e as do pensamento, aspiramos à felicidade que ele, por meio de alguma moeda que mendiga e graças a alguns copos de vinho, a possui completamente, como jamais a possuiremos. Certo, sua alegria não é verdadeira alegria; mas a felicidade que tornamos a meta de tanto labor é mais enganosa ainda. Com efeito, que vemos nós? Sua alegria é minha angústia, sua tranquilidade é minha inquietação. (...) Mas, se a alegria do mendigo não é a verdadeira alegria, a glória que aspiro não é também a verdadeira glória..."

" Pois é a vontade pervertida (...) que cria a libido ; é a escravidão à libido que faz o hábito; é a não resistência ao hábito que engendra a necessidade."

" O que estamos fazendo? Então, Tu não compreendes? Os ignorantes se levantam e se apossam do Céu, enquanto nós, com todo o nosso saber, somos escravos dos desejos da carne..."

" Todos sabem que existem dois caminhos para obter o conhecimento: A Autoridade e a Razão. Quanto a mim, resolvi não me afastar da Autoridade de Cristo, pois não há outra que tenha tão grande peso."

Eles não estão mortos, nasceram para a verdadeira vida; não estão mortos, apenas dormem, esperando o dia da ressurreição."

" ... É verdade que estive afastado de toda boa obra. Estive mergulhado em erro deplorável. Fui atingido pela loucura. Não nego o meu passado, mas glorifico o Deus que me perdoou... Por causa do Cristo, reneguei todo o mal que cometí... É veerdade que muita coisa se passa em meu pensamento... Gemo diante de Deus no sentimento de minha miséria. Ele sabe o que trago em mim e conhece os frutos que produzo."

" Tudo o que há no mundo é cobiça da carne, ou concupiscência do olhar, ou orgulho da vida."

" A caridade que começa é a justiça que se inicia; a caridade que cresce é a justiça que aumenta; a caridade perfeita é a perfeita justiça. O homem só aprende a amar, amando. E quem corre para o amor, não pode parar para se ver, pois perde de vista aquele que o amou primeiro."

" Ama, e faze o que queres. "

" Manifestamos-Te nosso amor, confessando nossas misérias e Teus misericordiosos benefícios, a fim de que Tu termines, já que a princípiaste, a obra de nossa libertação, a fim de que cessemos de ser infelizes, tornando-nos bem aventurados em Ti."

" Amei-Te muito tarde, Ó beleza tão antiga e tão nova! Amei-Te tarde demais! "

( Extraido do livro SANTO AGOSTINHO, da Ed. Três )

Nenhum comentário: