quinta-feira, 29 de outubro de 2009

RELIGIÃO

Denúncia de intolerância em sala de aula.

Um jornal de grande circulação popular do Rio de Janeiro denunciou que uma professora de um colégio do distrito de Córrego do Ouro, em Macaé,Rio de Janeiro, estava sendo perseguida pela direção do Colégio por usar um livro sobre mitologia africana, gerando, dessa forma, uma guerra santa.
A professora leciona Língua Portuguesa e está inscrita num curso de Pós-graduação em História da África e Cultura Afro-brasileira, curso de capacitação para o cumprimento da lei federal 10639/09 - que prevê o ensino da historia da África nas escolas.
A professora disse que " Um aluno me indicou um livro fantástico e fui ver. Era LENDAS DE EXU. Levei para a sala de aula e a recepção dos alunos foi ótima. Eles fizeram cartazes caracterizando Exu não como se pensa, com chifres e rabo.Mas como o livro ensina, um personagem que faz traquinagens. (...) Exú é um orixá que é vida, caminho, luz. Na cultura africana, não tem nada a ver com diabo..."
A diretora da escola pressionou alunos e funcionários para depor contra a professora. Foi afastada de seu trabalho e só voltou depois de uma decisão judicial.
Ora, ora, ora! eu conheço essa história porque já sofri na pele a mesma discriminação . Estamos entrando na era da dificil convivência religiosa, principalmente nas áreas mais carentes de nossa população. Ignorância? Fanatismo? Os evangélicos, de um modo geral, repudiam tudo que não seja os ensinamentos que recebem em sua comunidade religiosa.

Um dia o diabo disse: - Deus não pode morrer porque tem que cuidar dos homens que infernizam a minha vida. Se Deus morrer ninguém sobreviverá, nem a minha eterna morada.Tudo será devorado pelo fogo... E continuando: Não existe o bem sem o mal... O equilíbrio dessa existência está na contradição gerada pela humanidade. Quem crê em Deus. crê em mim... na esfera do divino somos iguais, cada um satisfazendo a vontade dos homens. Que seja assim, por que quem usa a violência em nome de Deus estará me servindo: Será mais um a buscar o meu abrigo.

- COMO O HOMEM É TOLO!

Nenhum comentário: