terça-feira, 3 de novembro de 2009

MAGIA

SACODIMENTO
Entre os vários rituais que desenvolvem-se em um "terreiro" de Candomblé, há aquele que nós chamamos de SACODIMENTO.
Várias são as finalidades, mas a principal é a limpeza espiritual ou abertura de caminhos, para que o indivíduo melhore na vida material ou possa purificado, cumprir outros rituais.
Essa prática ritualística estende-se a todas as coisas que interessa ao indivíduo. Exemplo: limpeza de um local de trabalho, moradia, etc.
Eu lembro-me que uma vez um cliente me pediu para "olhar" um cavalo de corrida que, apesar do porte físico e beleza, mantinha um comportamento aleatório dentro das competições. Depois que apliquei o sacodimento no animal, ele rolava na cocheira sacodindo-se todo enquanto fazia um ruido estranho com o focinho. No dia seguinte correu um páreo e ganhou.
O materia l usado para esse ritual é muito diversificado pois depende da situação e necessidade do cliente. Dessa forma darei aqui uma fórmula que sempre empreguei para afastar "forças negativas" ou abertura de caminhos. Eu sempre o chamei de "sacodimento branco", devido o material empregado. Eis portanto, o que deve ser empregado e como fazer.
7 velas brancas comuns; 7 bolos brancos feito com a farinha de mandioca e água; 7 punhados de arroz ferventado; 7 punhados de milho branco ferventado; 1 pedaço de pano branco (morim); 7 punhados de pipocas feitas na areia do rio ou mar; 7 punhados de chuchu, picado; 7 punhados de batata inglesa picada; 7 ovos brancos; 7 pedaços de repolho picado; ... Todos os ingrediantes são colocados em pratos (que pode ser de papelão), eajeitados num círculo imaginário, no salão, sala, mata, rio, mar. Não é para ser feito em encruzilhada.
O círculo é dividido em quatro polos:norte, sul, leste e oeste. O norte é aquela onde o indivíduo fica de frente, preferencialmente, a entrada da casa; o sul,é aquele em que o indíviduo fica de costa.
Na frente fica um copo com água e uma vela acesa, juntamente com um prato com os ovos e três velas: no polo sul, ou seja atraz do indivíduo fica um prato com o milho branco ferventado: os outros pratos vão cicundando o indivíduol; nos quatro polos acende-se uma vela
O indivíduo ficará no centro do círculo, descalço, enrolado em um pano branco, camiseta branca, etc.
Primeiro,passa-se o pano branco no corpo do indivíduo, pedindo licença a Exu e todos os orixa, em seguida as velas (uma por uma), continuando com os outros ingredientes, sendo que por último passa-se o milho branco. Após o ritual o indivíduo é levado para um banho de ervas, que chamamos abô. As ervas são maceradas e misturadas com água. O uso das ervas é de certa forma usado de acordo com a disponibilidade das mesmas: aroeira, guiné, colônia, etc. Após o banho que é dado por alguém, com o indivíduo despido, sem pudor, para em seguida usar uma outra roupa de preferência branca, com o corpo molhado porque a água deve escorrer pelo corpo sem a interferência de terceiros. Antes de sair deve-se descançar um pouco, isso porque sempre há uma reação. O resguardo de sexo e comida carregada, como carne de porco é de 24 horas.
Ao passar os alimentos pelo corpo deve-se saudar os orixá de acordo com o alimento, pois cada um tem seu deus preferido. O canto, salvo as variantes é: Xaura e,e, bocunã, Xaura é e ê bocunã.
(Acredito, que não seja igual em todo "terreiro", variando o canto,a pronúncia, etc).
Em seguida, sem a presença do indivíduo, o praticante vai reunindo o material que está no círculo, apaga as velas e quebra em três, juntando aos outros ingredientes, faz uma trouxa com o pano branco que ficou sob os pés do indivíduo depois de passado em seu corpo, e cantando, sai de frente para a porta de entrada, "Xô, xô obé (bis) Exu Odara comonim ebó(bis), continua até sair do recinto com a trouxa para ser despachado na encruzilhada, mata, etc.
Obs: o paciente que passou pelo ritual só sái depois que o despachante do ebó volta.
Os leigos, a princípio têm uma certa aversão, mas ao passar dos dias, cumprindo os preceitos determinados, começam a usufruir dessa magia poderosa.

Um comentário:

Unknown disse...

realmente de grande valia este ritual...
é muito bom ..
salve nivio e sua sabedoria...
renan catimbó DF