domingo, 4 de abril de 2010

RELIGIÃO

RELIGIÃO POPULAR BRASILEIRA

O "santo" Padim Çiço Romão.

"Eu venho de Juazeiro, com meu cajado na mão.
Eu fui visitá a capela do pade Çiço Romão...
A sereia cantou e tornou a cantá,
A sereia cantou e tornou a cantá,
Eu venho de longe terra, no canto do juremá.
Eu venho de longe terra, no canto do juremá."
( Canto na mesa de Jurema, em Alagoas)

Padre Cícero não é santo, para a igreja católica apostólica Romana, mas para milhares de nordesstino ele é santo milagroso e curador.

- Numa sexta-feira, primeiro de março, após passar uma noite acordado, padre Cícero administrou a comunhão as beatas presentes e entre elas estava a beata Maria de Araújo. Assim que ele, padre Cícero, colocou a hóstia na língua daquela mulher, ela foi coberta de sangue,caindo um pequeno pedaço no chão.
O pretenso milagre se espalhou e padre Cícero foi suspenso das suas funções de sacerdote, pelo bispo de sua diocese.
Os acontecimentos milagrosos atribuidos à padre Cícero foram avolumando-se na boca do povo nordestino, conforme seus fiéis seguidores. Os causos se sucedem: uma mulher descreve como o padre lhe ofereceu um biscoito e ela ficou curada de uma doença que lhe desfigurava a face; um homem conta que "se escondeu atraz de uma pilastra para observar melhor o padre entregue em suas orações, e, na mesma hora, o padre mandou que ele saisse"; outros, contavam que uma estrela vinha conversar com ele.
E assim, o santo que não é "santo" foi operando os seus milagres no cotidiano do povo nordestino, aumentando cada vez a sua fama e a fé daquele povo.
Lembro-me que quando eu era criança, cansei de assistir vários "paus-de-arara", caminhões, lotados de romeiros que todos os anos iam visitar a capela do padre Cícero Romão, na cidade de Juazeiro, sertão do Ceará. Viagem longo, pois saiam de Alagoas, cansativa, mas todos iam cantando e em seus rostos espelhava um sentimento de puro amor e fé.
A história dessa figura carismática é muito discutida, principalmente porque padre Cícero se envolveu com a política local... O seu poder naquela região era absoluto. Mas nunca se ouviu falar em pedofilia... tão em voga hoje em dia, no seio da igreja católica apostólica romana.

Um comentário:

PAI RENAN CATIMBÓ disse...

MUITO BOM ESTA POSTAGEM PARABENSD MEU MESTRE...
TENHO IMAGEM E RESPEITRO A ESTE GRANDE MESTRE ADRE CICERO..